Seja bem vindo Apoio ao Professor !

Sobre O Programa

Home / Sobre O Programa

O Programa Apoio ao Professor é um programa de extensão universitária para a formação continuada de professores e especialistas em educação de todo o Brasil. Totalmente gratuito, ele oferece cursos de extensão na modalidade a distância para qualquer educador ou educadora do país que busque o aperfeiçoamento e o crescimento profissional.

Diante do alcance e da importância de sua proposta, o programa Apoio ao Professor tem o apoio da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, através de seu Escritório Regional para a América Latina e Caribe e da sua Representação ante o MERCOSUL.

Como primeira iniciativa do programa, o desafio do surgimento de novas tecnologias de comunicação e informação e seus impactos na educação motivou a concepção e elaboração de um curso de atualização sobre o uso dessas novas possibilidades para o ensino médio e fundamental.

Elaborado por uma equipe multidisciplinar que reuniu educadores do Brasil e da Espanha, o curso oferece um delineamento teórico-prático que aborda reflexões sobre o uso de novas tecnologias e os seus impactos na educação. Destaca subsídios para um planejamento pedagógico apoiado no uso das novas ferramentas,  passando pelo seu uso na avaliação escolar e favorecendo o trabalho com habilidades e competências na sala de aula.

Ao mesmo tempo, possibilita a capacitação do professor para a utilização prática de inúmeras ferramentas digitais, como simuladores, livros didáticos digitais, tablets e dispositivos móveis, blogs, wikis, podcasts, rádio-web, videoaulas, repositórios de objetos educacionais, portfólios digitais, tabelas e formulários de avaliação, visitas de campo virtuais, em um planejamento que permite o desenvolvimento de competências do professor para a busca, classificação, armazenamento, validação e reutilização da informação encontrada na Web, visando sempre a geração estruturada de conhecimento.

 

Criadores do projeto
José Luis Sánchez, Doutor em Filologia Portuguesa pela Universidade de Barcelona e Doutor em Teoria da Tradução pela Universidade Autônoma de Barcelona. É coordenador de Pós-graduação da Universidade Gama Filho, universidade comsete campi e presente em 23 cidades brasileiras. É o criador da Pós-graduação em Ensino de Língua Espanhola com o uso de novas tecnologias em parceria com o Instituto Cervantes, entidade do Governo da Espanha, e da Pós-graduação em Ensino da Língua Inglesa com o uso de novas tecnologias, em parceria com o Instituto Bridge, dos Estados Unidos. Em parceria com a União Europeia, é o criador da Pós-graduação em Interpretação de Conferências deste organismo internacional. Autor de cinco dicionários de português-espanhol, atuou na direção da Enciclopédia do Brasil. Entre outros autores, é tradutor para o espanhol de Machado de Assis, José de Alencar, Lima Barreto, Clarice Lispector, Vinicius de Moraes e Lygia Fagundes Telles.
 
Sandro Maccarrone é graduado em Física pela Universidade de Barcelona onde foi também docente e pesquisador. Especialista em tecnologia educacional, tem grande experiência no projeto e desenvolvimento de materiais educacionais digitais, atuando em escolas públicas de ensino médio da Espanha e na direção do Projeto Taller 2.0, que oferece cursos de formação continuada sobre o uso de novas tecnologias para a educação. Com uma grande produção na Web e presença nas redes sociais, pode ser seguido pelo Twitter (@smaccarrone).

 

Cadastre-se! Fique por dentro de nossas novidades.

Biblioteca Digital

Facebook