crescimentoA abertura dos Jogos Olímpicos é um momento de contemplação e união entre distintas nações que torcem e acompanham seus atletas – em sua maioria  e que apresentam seus corpos ágeis, fortes e flexíveis.

A organização dos Jogos Rio 2016 já citou que a competição conta com aproximadamente 2.000 atletas com idades inferiores a 18 anos. Como o Comitê Olímpico Internacional (COI) não delimita uma idade mínima para se competir nas Olimpíadas, é muito comum à participação de atletas adolescentes.

(Fonte: Informe Phorte, edição nº32, matéria: A postura de atletas de elite)

A autora Simone Sagres, em sua obra: Crescimento e Desenvolvimento com Qualidade de Vida traz uma importante discussão sobre a realização da atividade física, em especial a modalidade que inclui competição e seus reflexos na saúde de crianças e jovens.

O livro relata as alterações que ocorrem nos tecidos ósseo, muscular e adiposo durante o crescimento, justificadas pela interferência dos sistemas endócrino, cardiorrespiratório e circulatório e relacionadas aos fatores nutricionais que completam a ênfase biológica.

 

Boa leitura!

 

www.phorte.com.br