data_comemorativa_apoio_ao_professor_dia_da_onu

Comemoramos hoje, 24 de outubro, o Dia das Nações Unidas. Essa é uma homenagem ao dia em que a Carta das Nações Unidas foi assinada pela maioria dos 51 estados-membros fundadores, há 71 anos. Atualmente, a data é celebrada todos os anos em todo o mundo.
O Dia da ONU tem sido tradicionalmente marcado por reuniões, debates e exposições sobre as práticas e as metas da instituição. Em 1971, a Assembleia Geral recomendou que os estados-membros reconheçam a data como um feriado público para relembrar a importância dos motivos que levaram a Carta a ser assinada e das metas estabelecidas para o futuro.

Tendo como objetivo principal a busca pela junção de todas as nações visando à paz e o desenvolvimento, com base nos princípios de justiça, dignidade humana e bem-estar de todos, a ONU oferece aos países a chance de ponderarem sobre a interdependência mundial e os interesses nacionais na procura por soluções para os problemas internacionais.
Como tema deste ano, a celebração será usada para destacar ações concretas que as pessoas podem tomar para ajudar a alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável. Como destaca o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon: “A humanidade entrou na era da sustentabilidade – com um compromisso global para cumprir a grande promessa da Agenda de 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Neste, 71º ano da Organização, temos 17 metas para nos impulsionar para um futuro melhor para todos em um planeta saudável”.
Mesmo sendo um órgão internacional importante, a ONU depara-se com muitos obstáculos, sobretudo quando sua função é controlar a emergência de conflitos pelo mundo e reduzir as disparidades. Ainda assim, essa entidade é de extrema importância para as relações diplomáticas internacionais e a questão humanitária em todo o planeta. Sua atuação é sempre constante, e é por isso que o dia de hoje deve ser levado a sério e ser usado para continuar na busca pelos mesmos objetivos apontados pela Carta assinada há 71 anos.

 


Autora: Larissa Mazzonetto